quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dicas para um bom relacionamento conjugal


“Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” Amós 3:3

Existe um ditado popular que diz: “Um negócio para ser fechado, precisa ser bom para os dois lados.” No casamento funciona da mesma maneira.
Um bom acordo precisa ser bom para ambos. Para isto acontecer precisamos aprender a andar juntos cada dia de nossas vidas.
Acordo: Combinação, conformidade, conciliação, ajuste
Conceito de acordo no relacionamento conjugal: Disposição entre o marido e sua esposa de concordarem sobre algo que venha solucionar um impasse.
Jesus Cristo explica bem sobre o assunto quando diz: “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” Mat. 18:19. Em outras palavras Jesus está nos dizendo que um acordo bem feito terá a sua aprovação.
Nós homens precisamos entender a diferença entre vida de solteiro e vida de casado. Existem muitos homens casados por aí vivendo vida de solteiro.
> Vida de solteiro:
A pessoa é comprometida com a família de origem e com ela mesma
Vai para onde quer sozinho
Vive certa liberdade
Chega à hora que quer em casa
Não existe muito compromisso com horários
Porém... Chega o dia que este homem encontra uma mulher para formar uma família e o processo natural passa pelo namoro, noivado e casamento. O que será que muda no relacionamento depois de casado?Algumas coisas não deveriam mudar, como:·
No tempo de namoro, eles queriam estar juntos o tempo todo. Depois do casamento na medida em que os anos avançam parecem dois estranhos dentro de casa.
No tempo de namoro, sobravam beijos e abraços. Depois de casado os beijos se transformaram em bitocas.
No tempo de namoro, o rapaz atendia a todos os gostos e vontades de sua namorada. Depois de casado ele prefere ficar em casa do acompanhá-la em algum lugar.
Andar juntos, fazer acordos, são importantes ou não na vida conjugal? Quais são as reais prioridades no relacionamento conjugal? O que significa andar juntos?
Vida em comum.
O casal irá compartilhar o mesmo teto. Eles irão dormir e acordar na mesma cama todos os dias; Um terá que acostumar com o ronco do outro, e da cara de maracujá do outro cedo quando acordar, etc. Irão compartilhar os momentos bons e maus em uma estrutura familiar. Hábitos novos compartilhados. Compartilhar sonhos e realizar projetoso sonho de ter filhos. Sonhos e projetos de independência financeira; Ver os filhos crescerem se formarem, se casarem.
Passar a viver dentro dos parâmetros de uma nova família
O tempo de solteiro ficou no passado. Agora o que devemos aos nossos pais é a honra e o respeito e não mais obediência. É preciso aprender e ter disposição de servir a esposa e filhos. Eles são a minha família. Precisamos aprender a caminharmos juntos.
Com certeza todos os casais passam por várias situações de conflitos, de desajustes, de incompatibilidades no relacionamento. Muitos destes problemas infelizmente são causados pelos os homens. Para podermos ter um bom e saudável relacionamento conjugal, precisamos aprender a andar juntos e para andar juntos precisamos entrar em acordo.
Dicas para um bom relacionamento conjugal
1. Preciso saber me comunicar com minha esposa – Isto significa: conversar, abrir a boca, falar, compartilhar. Comunicação não é o que falamos e sim o que as pessoas entendem o que nós falamos. Comunicação não é só o que dizemos é também a forma como nos relacionamos. Este relacionamento expressamos, através de Palavras - Expressões verbaiso Emoções – Sentimentoso Ações – Atitudeso Razão - Raciocínio, inteligência.· Está comprovado que:
38% nos comunicamos pelo tom de voz
55% pela nossa expressão corporal
71% Pelas nossas palavras.
Nossas palavras precisam inspirar, motivar, guiar e orientar. "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Col. 4:6o Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Heb. 13:21o A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento. Sal. 49:3
Nietzche escreveu: “Ao pensar sobre a possibilidade do casamento, cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até sua velhice? - Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar...”
2. Preciso dispor de tempo de qualidade com minha esposa. Minha esposa quer passear no Shopping e eu quero ver o jogo de futebol na TV onde o meu time vai jogar. O que fazer? Está é uma situação clara de um provável conflito de interesses. Se minha esposa receber um tempo de qualidade comigo na semana, com certeza a próxima vez que o meu time jogar eu irei assisti-lo tranqüilamente.
Agora é importante lembrar que este tempo de qualidade necessariamente não é um tempo de relacionamento sexual. Relacionamento sexual exige que a mulher passe por um processo muito mais complexo para se sentir satisfeita sexualmente. Em outras palavras que tenha vontade de fazer sexo. Os autores Allan e Bárbara Pease do livro “Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor.” explicam esta diferença, analise.· Para a mulher ficar pronta para o sexo estas coisas são importantes que o homem a acaricie, enalteça, mime, saboreie, massageie, conserte, acompanhe, cante, cumprimente, apóie, alimente, acalme, perturbe, brinque, tranqüilize, estimule, afague, console, abrace, ignore as gordurinhas, paparique, excite, pacifique, proteja, telefone, adivinhe, beije, aconchegue, perdoe, ajude, divirta, seduza, carregue, sirva, fascine, atenda, confie, defenda, vista, elogie, reconheça, , exagere, agarrem, se entregue, sonhe, provoque, recompense, toque, aceite.· Para o homem ficar pronto para o sexo estas coisas são importantes que a mulher faça: Já chegue sem roupa.
Tempo de qualidade é quando sua mente e coração estão à disposição de sua amada. Olho no olho prestando atenção no que ela lhe diz. Para que seja um tempo de qualidade você precisa parar o que está fazendo no momento para ouvi-la; Sair para almoçar fora sem pressa de retornar.
Você observa claramente em um restaurante, casais de namorados e os casais casados. Casais de namorados: se sentam um ao lado do outro e de vez em quando dão alguns abraços e beijos respeitosos. Em geral custam a sair da mesa, pois ficam conversando olhando um para outro em total romantismo. Casais casados: se sentam um em frente ao outro, conversam pouco e seus olhares estão a maior parte do tempo no prato. Eles estão ali com uma única finalidade, comer e sair o mais rápido do restaurante.
É importante consultar a esposa sobre suas preferências, mas tomar cuidado de não assumir outro compromisso quando tiver marcado alguma atividade com ela. Procure programar uma atividade fora das datas especiais tais como: aniversário dela, de casamento, etc.
3. Devo exercer autoridade com humildade e respeito por minha esposa.
Autoridade não se impõe, adquire-se. É uma conquista diária e constante através de boas atitudes com relação a minha esposa e família. Na medida em que procuro ser sábio na autoridade que Deus me confiou, mais credibilidade e confiança tenho da esposa e filhos às minhas decisões. Mostro que tenho autoridade quando sou fiel ao acordo que fiz no altar quando me casei com ela.
4. Orar juntos, um grande segredo de conquista. O segredo do sucesso de um bom relacionamento conjugal está na oração. O casal precisa criar o hábito de orar juntos todos os dias.Quando o casal ora junto: Existirá maior facilidade nos acordos diários; Existirá menos conflito e desavença; Ficarão menos vulneráveis às tentações sexuais; Transmite paz e segurança a toda família; Torna-se um casal sábio e bom conselheiros; Dificilmente serão tentados a divorciar-se; A vida espiritual do casal crescerá dia a dia; Serão exemplos para os filhos, principalmente quando formarem suas famílias.
Conclusão: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?”
Com certeza se seguirmos estas dicas, com a ajuda de Deus seremos melhores maridos e poderemos administrar melhor o relacionamento com nossas esposas.
Por Pr. Nélson R. Gouvêa
Não desista dos seus sonhos!

Nenhum comentário: